top of page

MODA DE ATELIÊ

Não é raro deparar-se com o termo couturier ao lembrar Conrado Segreto. Produto de uma geração da moda nacional que sucedia a era de ouro dos costureiros – época em que modelos eram chamadas de “manequins” e a alta sociedade brasileira ainda importava parte de seu guarda-roupas de Paris –, o estilista criou o que a consultora de moda Costanza Pascolato define como “moda de ateliê”, ressignificando uma habilidade técnica digna de couture para um propósito com uma nuance despojadamente luxuosa, enquadrada dentro do prêt-à-porter. “Ele tinha um requinte, tinha aquela tradição toda em termos de silhueta e formas, mas a diferença é que levou ironia para suas criações. Mesmo com todo o luxo, Conrado colocou um tempero pop na moda”, afirma Costanza.

 

Sua tipologia de estilo fala, portanto, da decisão de traçar um caminho independente das orientações estéticas vigentes no momento, na contramão de tudo aquilo que era moda no final dos anos 1980, em prol de uma assinatura única e individual. “A mulher não quer mais o trench coat, e sim o vestido decotado, com glamour explícito. Cabe a mim manter viva a imagem da mulher feminina”, declarou o estilista.

3.png
2.png
4.png
1.png

Conjunto “Cetim Bucol”

2.png
croqui 3.png
1.png

Conjunto de cetim bucol com aplicação de fitas em debrum (Casa Manchete, 1991)

Coleção de 1991

Vestido “Seda Vermelha”

Coleção de 1991
1991_ConradoSegreto_LauraWie_8025.jpg

Vestido de zibeline de seda vermelha (Casa Manchete, 1991)

CS_completo_311012-1_page-0084_edited.pn

“A gente ‘crescia’ quando colocava um vestido de Conrado Segreto. A roupa é capaz de oferecer isso: a possibilidade de você transmitir uma identidade com força”

– LAURA WIE

Vestido “Pétalas”

Scan_20250521_123451_003_edited_edited.j

WOLFENSON, Bob. [Fotografia de Rodolfo Scarpa ao lado de manequins]. In: SAMPAIO, Alice. Os jovens que dão vida ao passado. Exame VIP, São Paulo, p. xx-xx, [ano].

rosa.png

Vestido de gazar de seda rosa (Casa Manchete, 1991)

Coleção de 1991

Alessandra Berriel em desfile na Casa Manchete, 1991.

Vestido “Flores”

Coleção de 1991
Scan_20250521_123451_004_edited.jpg

EXAME VIP. Os jovens que dão vida ao passado. São Paulo: Editora Abril, ano ?, n. ?, p. ?, [199-]. Reportagem de capa.

image_edited_edited.png

Vestido com saia de organza, bordados e aplicações de flores (Casa Manchete, 1991)

“Lembro profundamente do desfile na Casa Manchete. A hora em que eu entrei na passarela, sob a luz do pôr do sol e ao som de violinos, foi mágica. Eu me arrepiei! Conrado tinha essa poesia”

– CLAUDIA LIZ

Revista Phytoervas Fashion, 1993

Parka “Poá”

Coleção de 1990/1991

Conrado Segreto adicionava às criações ultrafemininas uma modernidade até então desconhecida por esse universo. Um dos melhores exemplos é sua reinterpretação da parka, peça de origem utilitária que, sob sua ótica, surge na forma de vestido evasê.

Vestido de zibeline de seda estampado com poá (1990/1991)

CS_completo_311012-1_page-0089_edited.pn
croqui 5.png

Parka Vichy

croqui 2.png
CS_completo_311012-1_page-0075_edited.pn

Conrado Segreto adicionava às criações ultrafemininasuma modernidade até então desconhecida por esseuniverso. Um dos melhores exemplos é suareinterpretação da parka, peça de origem utilitáriaque, sob sua ótica, surge na forma de vestido evasê.

Vestido-parka lamê com padronagempied-de-poule e faixa rosa (FAAP, 1990)

Coleção de 1990

Vestido “Cetim de Seda Vermelho”

WhatsApp Image 2025-08-21 at 15.55_edite
croqui 3.png

Vestido de cetim de seda vermelha e par de luvas (peças feitas sob medida, acervo Carla Domingues Gentil Moreira, 1991)

Coleção de 1991

Vestido feito sob medida por Conrado Segreto para a mãe de Carla Domingues Gentil Moreira, gentilmente cedido por ela para a exposição.

Acompanhe nas redes sociais

  • Instagram

© 2025 by Conrado Segreto. Todos os direitos reservados.

 

bottom of page